Essa acção de formação foi-nos dada por dois enfermeiros, representantes dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima.
Com este pequeno momento formativo, os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima tentam mostrar à comunidade jovem a importância de se estar informado sobre procedimentos simples, mas que fazem toda a diferença.
Para além deste agitar de consciência, apela-se a que mais jovens façam parte deste núcleo, que dá um pouco do seu tempo para socorrer, ajudar e aplicar estes ensinamentos básicos .
Começamos pela parte teórica, onde nos deram a conhecer como funciona todo o sistema de emergência, o que devemos fazer numa situação de emergência e a quem devemos recorrer.Depois, na parte prática, a turma foi dividida em dois grupos em que, os alunos, aos pares e com a ajuda de um enfermeiro foram pondo em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação teórica.
O enfermeiro foi colocando várias situações aos alunos com a finalidade de sabermos como reagir/o que fazer nesse tipo de situações, como fazer uma chamada de emergência e como aplicar correctamente os conhecimentos sobre suporte básico de vida.
Achamos que foi uma aula importante pois podemos ser nós os próximos a ter de ajudar uma pessoa numa situação de emergência e assim temos noção e conhecimentos para ajudar e talvez fazer a diferença entre a vida e a morte dessa pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário